segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dicas de viagem: Amsterdam


Depois de muitos dias ausente devido a férias maravilhosas pela Europa, retomo nesta 2ª feira minhas atividades normais, blog com dicas e novidades de moda e beleza, ginástica para tentar emagrecer um pouco graças aos muitos cones de batata frita, waffles deliciosos, sorvetes inesquecíveis, croissants, baguetes e macarons super coloridos, e principalmente o trabalho para poder programar a próxima viagem.

Passei 15 dias na Europa. Visitei Amsterdam, Bruxelas, Paris e Londres, andei muito, visitei lugares incríveis cheios de história e beleza.

Neste post vou contar um pouco sobre Amsterdam, início da viagem.

Amsterdam é a capital da Holanda. É uma cidade repleta de canais e o rio principal chamado AMSTEL.

Em todos os lugares, pode-se ver o escudo da cidade.




O escudo tem 3 cruzes denominadas CRUZ DE SANTO ANDRÉ homenageando o apóstolo André.  No século XVI os leões foram adicionados. Alguns historiadores acreditam que as cruzes representam os três perigos que mais afetaram a cidade: inundação, incêndio e a peste. O lema oficial da cidade é: "Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig" ("Valente, Decidida e Misericordiosa").

Museus mundialmente conhecidos, minha maior curiosidade era visitá-los.

Devido ao tempo escolhi o Rijksmuseum (nem pensar em pronunciar) que é dedicado à artes e história. O prédio é absurdamente lindo em estilo gótico e renacentista (foto da internet por que ainda bem que minha profissão passa longe da fotografia).




A coleção de pinturas é impressionante e lá esta a famosa obra de REMBRANDT – A Ronda Noturna (não é permitido fotografar as obras, achei uma foto do quadro na internet para quem quiser conhecer).




Localizado na DAM SQUARE, o Koninklijk Paleis é um prédio em estilo clássico holandês construído entre 1648 e 1665 inicialmente para ser a Stadhuis (Câmara Municipal) Em 1808 passou a ser Palácio Real (a disposição da Rainha Beatriz). O poeta Constantijn Huygens elogia a palácio como "a oitava maravilha do mundo, erguida com tanta pedra, e com tanta madeira incluida", como referência ao facto de o edifício se erguer sobre 13.659 estacas de madeira. O interior conta com salas suntuosas com piso em mármore trabalhado, mobília fantástica e peças de beleza incomum.







E o museu VAN GOGH que possui a maior coleção de pinturas do artista, sinceramente para mim, foi o ponto alto da viagem. Fiquei maravilhada com as cores e os traços das telas, acho que vale muito a pena a visita. Também não é permitido fotografar, achei algumas fotos dos quadros para quem quiser conhecer a obra do pintor.

"Girassóis"


"O quarto"


"Autoretrato"



Outro museu bastante famoso é a Casa de Anne Frank, que não visitei já que achei que a visita seria bastante forte e triste, preferi apenas ver o prédio. A adolecente alemã de origem judaica vitima do holocausto, que morreu aos 15 anos de idade num campo de concentração se tornou famosa pela publicação de seu diário em que contava sobre a experiência que a família sofreu se escondendo da perseguição aos judeus.

O prédio ao fundo é a Casa de Anne Frank.



Como não tenho o hábito de jantar (e evito em viagens para não sair muito do peso), e como adoro as delícias do café da mahã, geralmente quando viajo como super bem e sem correria pela manhã, acabo almoçando lá pelas 15:00 ou 16:00 e acabo não tendo fome a noite, indico 2 restaurantes em que almoçei e gostei muito.

Vapiano que fica dentro da OBA Biblioteca pública em Oosterdokskade. O restaurante é lindo, super moderno e bastante aconchegante, a comida é deliciosa e self-service. O preço é bem dentro dos padrões europeus, então, não espere gastar pouco. Aproveito também para recomendar uma visita a biblioteca, é impressionante a quantidade de livros, CDs, DVDs e jogos que o espaço disponibiliza. Para quem gosta de arquitetura, a construção também é muito interessante.


Fachada da OBA com algumas mesas do restaurante na frente.

Recepção da OBA.


Interior de Vapiano.


Outro lugar muito legal é o restaurante da loja de departamentos De Bijenkorf que fica na Dam Square (impossível não passar por lá), também é self service com uma variedade muito grande de pratos, comida boa e preço interessante.




Uma boa opção para lanche é dentro do Vondelpark – um parque lindo cheio de gente bonita que vale uma longa visita com direito a caminhada observando o modo de vida da população local, simplesmente adorei este lugar. Logo na entrada tem uma lanchonete chamada Vertigo. Muitos moradores da cidade comem por ali, o que garante a delícia dos pratos. O cardápio traz sandwiches deliciosos.




Para minha surpresa Amsterdam é uma cidade cheia de opções de compras. Muitas lojas boas e famosas. A rua onde estão as grandes grifes é a Hooftftraat, vale a pena um passeio nem que seja para olhar as vitrines da Armani, Mont Blanc, Channel, dentre outras.

A loja de departamentos De Bijenkorf também é muito boa para compras ou apenas uma visita, pode-se andar tranquilamente por todo lugar sem nenhum vendedor incomodando, apenas olhando as belezuras das grandes grifes.

Pelas ruas do centro da cidade próximo a DAM SQUARE tem lojas como ZARA, H&M, Century 21 com moda moderna e bons preços. Quem precisar comprar casaco pode procurar em uma dessas lojas que com certeza vai encontrar. Para os brasileiros saudosistas tem C&A com peças bonitas e preços legais.

Antes de viajar procurei em vários sites dicas de melhor localização para se hospedar em Amsterdam, encontrei alguma informação, mas sem muita objetividade, por isso faço questão de dizer que o melhor lugar para ficar na cidade é próximo a DAM SQUARE, você não vai se arrepender, tem muitos hotéis legais na região. A localização é privilegiada.
Sinceramente, adorei a cidade. Pode-se andar a pé o tempo todo conhecendo os pontos turísticos e percorrendo as ruas observando o modo de vida da população, vi muita coisa interessante, lojas diferentes, casas lindas, a arquitetura é um espetáculo a parte, vale a pena observar com cuidado. Quem preferir pode facilmente alugar uma bicicleta, muitas ciclovias proporcionam segurança e comodidade, o difícil é só achar um lugar para estacionar. Recomendo também um passeio a noite pelos canais iluminados, a impressão é que estamos em um filme de Harry Potter.

Atenção para o estacionamento de bikes ao fundo.


Canal iluminado a noite. Parece cenário de filme do Harry Potter.



Com certeza, Amsterdam é uma cidade única, linda, limpa e com muitas atrações. Totalmente preparada para o turismo, em todos os lugares há pessoas falando inglês além do Holandês (difícil de se entender e impossível de ler).

Como se pronuncia isso????

Quero voltar com toda certeza.
Mais algumas fotos da viagem.






Um comentário:

  1. Estou apaixonada !!! Lugares lindos .... ah? Eu gostaria muito de entrar na casa da Anny Frank, ainda que a história seja bastante triste .... Parabens !!! Bjks

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante. Deixe seu e-mail para que eu possa respondê-lo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...