quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas de viagem: Rio de Janeiro





Embora more fora do Rio de Janeiro há muito tempo, nasci na cidade maravilhosa e digo com muito orgulho que sou “Carioca da Gema”. Muitas pessoas me pedem dicas da cidade e esta semana um colega de trabalho disse que vai ao Rio e me pediu para relacionar os melhores lugares para conhecer. Decidi, então, transformar em um post para o BLOG. Como não pensei antes, não tenho fotos tiradas por mim dos lugares que indico.
Museu da República (Palácio do Catete) - durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Em 18 de abril de 1896, o Palácio foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República. 18 presidentes utilizaram suas instalações entre eles Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek que encerrou a era presidencial do edifício. O prédio é em estilo eclético e os jardins também são lindos.Funciona de terça a sexta, de 10h as 17h e Sábados, domingos e feriados, de 14h as 18h.




Museu Nacional – de 1892 a 1889 residência da Família Imperial brasileira até 1889 - onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembleia Constituinte Republicana.



Centro Histórico do Rio de Janeiro é maravilhoso, vale a pena andar pelas ruas estreitas apreciando a arquitetura e visitar:

Centro Cultural Banco do Brasil que é um prédio de linhas neoclássicas. Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, depois o Banco do Brasil comprou o espaço e após ser um banco propriamente dito passou a ser um dos mais importantes centros culturais do Rio de Janeiro.



Teatro Municipal prédio de 1905. Considerado uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro.




Centro Cultural da Justiça Federal prédio em estilo neoclássico, abrigou o Supremo Tribunal Federal, transferido para Brasília. Foi restaurado e reaberto em 2001.



Outra atração especial são as belas praias, recomendo uma caminhada por Copacabana, Ipanema e Leblon. Além do passeio uma atração legal évisitar o Forte de Copacabana que tem imensos canhões alemães do início do século XX.



Os dois principais cartões postais e visita obrigatória são: o Cristo Redentor que dá para ir de trenzinho. É um passeio maravilhoso pela floresta que adentra o morro. São 20 minutos de muito encanto até o topo e o Pão de Açúcar que para mim tem a mais bonita vista da cidade. O teleférico leva o passageiro até o Morro da Urca (220 metros de altura) e, em seguida, ao Pão de Açúcar (396 metros de altura). Não esqueça a máquina fotográfica.




Acho que vale a pena caminhar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, a vista é linda.


O Rio de Janeiro é repleto de Shopping Centers. Gosto muito do Rio Sul que é de fácil acesso e com boa praça de alimentação, embora bem espalhada e do Leblonque é mais elegante e frequentado por artistas.

A comida no Rio de Janeiro é um espetáculo à parte, sempre digo que qualquer coisa é boa por lá. A cidade é cheia de restaurantes que servem os mais variados públicos, meus preferidos são:

Marius a comida é deliciosa, especializado em carnes e frutos do mar.A Decoração reproduz um navio. Lindo.Av. Atlântica, 290.

O Antiquariusé um show a parte, um dos melhores restaurantes que já fui na vida.A especialidade é comida portuguesa, foiinaugurado em 1977, a decoração é linda, cheia de peças antigas que estão à venda. O restaurante é a reprodução da pousada Santa Luzia, na cidade de Elvas, no Alentejo em Portugual. Os doces são de encher os olhos, tem que comer pouco e provar um deles. Rua Aristides Espínola 19, Leblon.

Para quem gosta de carne recomendo oPorcão. Churrascaria frequentada por famosos. O primeiro foi inaugurado em 1975. Av. Infante Dom Henrique, S/N, Aterro do Flamengo.

Bastante tradicional e de comida muito saborosa é o La Mole, fui muitas vezes almoçar neste restaurante quando criança. O prato mais tradicional é o medalhão à piamontesa. Vários endereços pela cidade. Se quiser acesso fácil pode ir ao de Copacabana Rua Dias da Rocha, 31 ou o do Shopping Rio Sul.
Um restaurante moderno e charmoso é o Via 7. Ideal para quem quer comida boa e rápida. O proprietário é filho do dono da H Stern. A sustentabilidade ecológica é um conceito bastante divulgado, a casa apoia o WWF. Não deixe de pedir Shitake na Manteiga. Rua Garcia D’Avila, 125, Ipanema (bem perto da Lagoa Rodrigo de Freitas).
Outra boa opção é o Ráscal, especializado em culinária mediterrânea com toques italianos. A qualidade dos produtos servidos impressiona. O sistema é self service e a comida é bem saborosa. Shopping Leblon ou Rio Sul.
O Rio Cenariumé um bar muito legal na Lapa. O espaço mostra a noite carioca por excelência com muito samba, choro, gafieira e forró. A casa também tem um acervo de móveis antigos que estão disponíveis para locação. Recomendo muito a visita.
Um passeio imperdível é a bordo do Rebocador Laurindo Pitta pela Baía de Guanabara com saída do Centro Cultural da Marinha e passando por vários pontos turísticos da cidade.
Se for passar um final de semana não perca aos domingos (manhã e tarde) a Feira Hippie da Praça General Osório, os preços são bons, embora muitos turistas passem por lá.
Recentemente descobri que vale a pena pegar a barca e ir a Niterói. O por do sol na praia de Icaraí é de tirar o fôlego com direito a fotos maravilhosas.
A última, mas não menos importante dica é, caso chegue ao Rio de Janeiro de avião pelo aeroporto SantosDumond, sente na janela, garanto que não vai se arrepender.
Além dessas, ainda tem muita coisa para fazer na cidade, e é impossível escrever tudo em um só post.

Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Flavia, gostei muito do boteco Chico e Alaíde, Jobi e Bracarense, tem cada bolinho!!!!! e a cervejinha gelada. Tudo no Leblon, vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Desculpa a ausencia lindona, minha vida anda complicada!
    bjoos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante. Deixe seu e-mail para que eu possa respondê-lo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...